quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pratos executivos: rápidos, baratos e saborosos!


Foi difícil acompanhar o rítmo da Fernanda com tantas oscilações no estômago, mas a gravidez me ajudou a perceber a qualidade dos pratos servidos na Praia do Canto (Vitória – ES).

Principalmente porque as únicas coisas que desciam bem sem enjôos eram opções saudáveis como saladas, sucos naturais e pratos menos gordurosos. Em recente pesquisa de mercado, conhecemos muito sobre este nicho.

Prato executivo é, geralmente, a opção de quem trabalha, não dá pra arriscar com a qualidade do mesmo. Por isso, alguns lugares surpreenderam, outros decepcionaram!

Sobre a prática de preços, achei razoável por ser área nobre e o público se diversificar entre executivos, estudantes e quem está de folga. O prato mais barato do canto nobre da Rua Joaquim Lira sai por R$ 10,90 e o mais caro por R$ 23,90.

O estilo da maioria é restaurante de dia e bar a noite (os dois também funcionam paralelo). Vimos restaurantes com boas propostas de menu vazios e outros, como o Banana´s, com poucos lugares vagos. O bar/restaurante apela para um estilo rústico e parece a visão que um gringo tem do Brasil. Decorado com bananas e um chopp que sai bem gelado do balcão. O que mais impressiona é o capricho da decoração dos pratos e no sabor.

Imaginem que eles vendem sucos naturais (fruta mesmo, não polpa) de frutas diferentes como melancia, melão, abacaxi com hortelã, entre outros. Uma delícia! Estão de parabéns, e o atendimento então, nota 10! 

Quentinha. Não adianta investir em infraestrutura com requintes se não tiver uma boa equipe de cozinha. Pratos executivos devem ser padronizados, com fichas técnicas e sempre com boa aparência, para não enjoar. 

Além disso, invista em Dica do Chef, com preço acessível, ingredientes diferenciados sem fugir do básico gosto brasileiro (arroz, feijão, carne, salada e batata). Assim, fica mais fácil controlar o estoque sabendo qual prato sairá mais no dia. Não se esqueça de variar durante a semana...

No próximo post, vamos falar de ficha técnica e ensiná-lo a fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário