terça-feira, 16 de novembro de 2010

Petisco e Sobremesa

Primeiro vou esclarecer a dúvida de alguns que entraram no blog. Qb é o mesmo que "quanto basta". Sobre o Nautilus, iremos em breve postar as fotos e endereço, assim que chegar próximo à inauguração. Tudo bem, para os curiosos de plantão: em frente ao trevo de Manguinhos, após a Polícia Rodoviaria Estadual. ;)

Bem, ainda no restaurante Nautilus...

Esta semana demos continuidade ao treinamento e quis passar para equipe mais um pouco sobre as receitas que possivelmente irão compor o cardápio. Hoje fizemos uma receita de camarão ao modo tailandês, usando o camarão VG. Ela leva este nome pois tem gengibre e côco na receita, típico do país.  

(Foto: Flávia Lommez)
O gengibre é de origem indiana, mas temos notícia dele aqui no Brasil desde a época de Dom João III (Ano + ou – em 1.520 E UNS) é bem legal saber também que o Espírito Santo cultiva bastante gengibre e que a sua costa litorânea tem condições de clima e solo propícios para a espécie. Por isso, é um dos motivos de implantarmos no cardápio do Nautilus.

Então vamos pelo começo...rs
Limpando o Camarão

(Foto: Flávia Lommez)
Muitas pessoas adoram esta iguaria, mas poucas delas sabem a sua cocção correta e como devem limpar... Inclusive, vou ensinar algo super útil que aprendi esta semana com uma das experientes cozinheiras, agora do Nautilus.

Para fazer o camarão com casca, há quem fique com nojo por causa do cocozinho que fica dentro, aqui vai um truque para facilitar a vida de muitas cozinheiras  que vivem tendo um trabalho na hora de limpar, que usam a tesoura um a um para tirar o cocô sem retirar a casca.

Quentinha: Pegue palitos de churrasquinho (bambu com ponta) e, em cada dobrinha do camarão, enfie o palito puxando o cocozinho de dentro (foto). Fica limpinho e com certeza, mais saboroso na hora de comer. Assim, acomode-os numa vasilha.

Musseline de Baroa 

Ingredientes:
200g de batata baroa
1 colher de manteiga
200ml de leite
Qb de sal
10g de gengibre

Modo de preparo:
Descasque o gengibre fresco. Reserve. Cozinhe as batatas, passe pelo espremedor de batatas. Reserve. Em outra panela coloque a manteiga, o leite e o gengibre inteiro (para que o leite fique com o aroma e sabor do gengibre). Deixe ferver por 5 minutos. Retire o gengibre e adicione o purê aos poucos, deixando dar consistência. Assim, acerte o sal.

Camarão Tailandês
(Foto: Fernanda Stoffel)

Ingredientes: 
200 g de camarões VG (com ou sem casca).
Qb limão
Qb sal

Para empanar: 
Amido de maizena 
1 pacote de côco em flocos 
Qb Claras de ovos

Modo de preparo: 
Tempere os camarões depois de limpos com o sal e o limão e reserve-os. Para empaná-los: passe no amido de maizena e retire o excesso, passe na clara de ovo e, por fim, no flocos de coco. Frite em óleo quente e reserve-os em papel toalha. Depois, coloque o musseline na tigela e decore com o camarão, como na foto acima.


Sobremesa de Verão. Já que agora está começando o verão nada melhor que uma sobremesa leve e fácil para acompanhar e requintar o seu restaurante ou agradar aos seus convidados.

Manga com Sorvete de Creme
Foto: Fernanda Stoffel

Lembrando que estamos no mês de novembro, na safra da manga, com o preço ótimo. É quando elas estão bem docinhas...

Modo de Preparo: 
Repare no corte, na Manga Rosa.
Com a casca ainda na fruta, corte a manga em fatias longitudinais, chegando o mais perto possível do caroço. Você deve ter uma larga fatia de manga com casca.

Vire a manga e faça o mesmo com a outra parte da fruta. Passe a faca em linhas, formando desenhos de cubos, corte apenas a manga e deixe-a presa à casca. 

Atenção: a manga não deve estar nem muito madura nem muito verde, mas ao ponto de consumo. Enfeite em um prato com uma ou duas bolas de sorvete de creme.

Toque de Chef: Ao servir, jogue uma castanha ou chocolate por cima do sorvete e coloque uma folhinha de hortelã na manga.

Registros do Treinamento Personal Cook

Segue algumas fotos e dicas...
Espaguete com Camarão VM: mais uma para o cardápio!

Uma boa forma de armazenar!


Opte por comprar na peixaria camarões frescos!



Nada como um bom peixeiro para auxiliar o treinamento.


Em breve, vídeo aulas com dicas para os empresários deste ramo e mais receitas saborosas para fazer em casa...





Um beijo e um queijo,

Fernanda Stoffel

Nenhum comentário:

Postar um comentário