quinta-feira, 17 de março de 2011

Siri desfiado é com as desfiadeiras da Ilha das Caieiras

A Ilha das Caieiras, local de exploração antiga de Cal e Ostras, formou ao longo de sua história as mulheres desfiadeiras de siri. Coisa linda é saber que estas mulheres de fibra estão à frente da maioria dos restaurantes da região! Em nossas andanças em busca de conhecimento sobre a cultura gastronômica local e seus possíveis problemas, resolvemos dar uma voltinha por lá.

Temos uma notícia boa e uma ruim, qual você quer primeiro?

A ruim? O siri está cada vez mais escasso. Aquelas tantas mulheres que se apertavam pelo Beco do Siri para desfiarem hoje trabalham de casa mesmo. "Tudo que eu desfio já está comprado, antes mesmo de desfiado. Os donos de restaurante querem garantir pelo menos um pouco", desabafa uma das desfiadeiras.

Os siris antes eram catados no mangue, ali mesmo no bairro de São Pedro, da periferia de Vitória (ES). Com o produto escasso, não há alternativa senão catar na praia também, aumentar o preço e apertar para o comprador. Os donos de restaurantes acabam por pegar pouco e com preço alto, não tenha dúvidas de quem sofrerá: o cliente. Hoje, uma Casquinha de Siri custa no mercado capixaba cerca de R$ 10,00.

Bem, mas a notícia boa é que ainda há esperança por ali. Conhecemos a Eliane, uma das mais antigas donas de restaurantes  (Beco do Siri) da região e ficamos surpreendidas com seus planos e projetos de fortalecimento da cultura local e sustentabilidade. Até vamos entrar em um deles (em breve falaremos disso).



Apesar da simplicidade com que nos recebeu, Eliane já esteve em muitos programas de televisão e foi eleita como dona da melhor torta capixaba pelo Fantástico. Segundo ela, o restaurante recebe muita gente famosa e importante politicamente, mas o siri está escasso e a falta de projetos facilita a decadência da cultura local. Assim, ficamos satisfeitas por saber que elas não deixaram a peteca cair e ainda seguem firmes e fortes.

Quentinha. Sabe a diferença entre o caranguejo e o siri? A principal diferença entre esses dois crustáceos é que o último par de pernas do siri termina em uma espécie de nadadeira, enquanto que o do caranguejo termina em forma de unha. Além disso, o siri tem, dos lados da carapaça, espinhos longos e bem afiados. E o caranguejo é mais arredondado nas laterais do corpo.

A parte boa dessa conversa toda é que fizemos uma ficha com a receita de Casquinha de Siri (um luxo!).


Da nossa visita, fiz este vídeo para que vocês também conheçam um pouco do lugar!



Olha aí nosso mural de fotos!









Até a próxima, com mais novidades do fantástico mundo da gastronomia!

Flávia Lommez

2 comentários:

  1. Ola,gostaria de saber que dia da semana eu consigo ver as desfiadeiras de siri trabalhando na Ilha?
    Vou fazer uma visita la para um trabalho de escola e gostaria muito de fazer umas fotos das desfiadeiras.
    Att,

    ResponderExcluir
  2. Ola,gostaria de saber que dia da semana eu consigo ver as desfiadeiras de siri trabalhando na Ilha?
    Vou fazer uma visita la para um trabalho de escola e gostaria muito de fazer umas fotos das desfiadeiras.
    Att,

    ResponderExcluir