quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ilha Grill: agora também serve lanches!

Todo negócio de sucesso só é possível com planejamento e disposição de seguir novos caminhos, quando necessário. Um empresário do ramo gastronômico deve levar em consideração o material humano que terá como equipe e clientes. Quando se trata de hábitos alimentares devemos sempre pensar em como as pessoas esperam ser servidas e com o quê, exatamente.

Baseado na experiência do restaurante Ilha Grill, ao abrir o espaço durante a tarde para servir lanches também, conto sobre os que têm uma visão direcionada e, ao mesmo tempo, ampla do próprio negócio. O Ilha Grill fica num ponto comercial e sua clientela são os funcionários das empresas e órgãos públicos dos arredores. Que eles vão se alimentar ali, isto é fato! Mas, a satisfação dos clientes depende de muita coisa...

Apesar de já ter um movimento satisfatório em seu restaurante, a proprietária não se conteve e fez uma inovação nas redondezas: a salada é gratuita! Putz, que sacada! Num ponto onde a maioria dos clientes são mulheres e jovens...

Muitos se preocupam com a saúde e ter salada a vontade estimula a alimentação saudável. Enche os olhos de quem gostaria de tê-la mas, pela correria, não consegue pensar muito nisso.

Também inovou com o atendimento via msn... Quer coisa melhor que estar na hora do trabalho, lá pelas 11h, e receber o cardápio do dia? É, ela entendeu mesmo nossos anseios de consumidor.

Essas são atitudes de quem pensa com carinho nos seus clientes. Pensando assim, o lucro é inevitável e o melhor: as amizades aumentam com os clientes satisfeitos. Não é a toa que, como percebi esta semana, eles disputam a atenção dela quando estão por ali.

Não satisfeita com o bom atendimento durante as refeições, ela pensou que seria legal que eles também possam permanecer por ali durante o período da tarde.

Ela trabalharia mais, porém estaria com os clientes até o final do dia. Acreditem, isso não é para qualquer empresário.

Muitos, por incrível que pareça, já não suportam estarem ali "presos" ao negócio por meio período, quem dirá criar outros serviços e aumentar o horário de atendimento do seu empreendimento.

Gostar de trabalhar, já deu para notar que ela gosta e isso é fundamental para quem quer ver o negócio decolando.

Bem, nem preciso dizer que são os olhos do dono que engordam o gado, né?! Este é o perfil dos novos empresários: inovadores e dedicados... Com tanta concorrência atualmente, ou você inova ou seus clientes irão "enjoar" de você. No mínimo, você perderá a chance de aumentar os lucros sem ter que dobrar o serviço.

Quentinha: Aproveite o material humano e os produtos que você já dispõe para implementar, melhorar o atendimento e a condição salarial de seus funcionários. Assim, todos ficam satisfeitos e o seu lucro aumenta.

Não contente com a abertura do Ilha Grill Lanches, criou também um cartão fidelidade! Os clientes, ali, são os vetores de seu negócio. Pensando em agradá-los e tornar cada vez mais interessante o consumo ali, ela oferece opções de combos que dão sobremesas de brinde ao completá-lo (ver imagem). 

Além disso, com os brindes que este cartão proporciona, ela incentiva o consumo de outros itens do cardápio. Uma ótima maneira de fazer os clientes variarem no pedido e, consequentemente, aumentarem o mesmo.

Claro, que quando falo o feitiço conto quem é o feiticeiro! Sorte de quem trabalha por ali e pode ter alguém pensando na alimentação deles...
O restaurante e lanchonete Ilha Grill está localizado na av. José Alexandre Buaiz, ed. Master Tower, Enseada do Suá, Vitória - ES.

Espero que isto sirva de dica para quem quer inovar em seu negócio ou abrir um, neste ramo alimentício!

Até a próxima!

Flávia Lommez

Nenhum comentário:

Postar um comentário