Baseado na experiência do restaurante Ilha Grill, ao abrir o espaço durante a tarde para servir lanches também, conto sobre os que têm uma visão direcionada e, ao mesmo tempo, ampla do próprio negócio. O Ilha Grill fica num ponto comercial e sua clientela são os funcionários das empresas e órgãos públicos dos arredores. Que eles vão se alimentar ali, isto é fato! Mas, a satisfação dos clientes depende de muita coisa...
Apesar de já ter um movimento satisfatório em seu restaurante, a proprietária não se conteve e fez uma inovação nas redondezas: a salada é gratuita! Putz, que sacada! Num ponto onde a maioria dos clientes são mulheres e jovens...
Muitos se preocupam com a saúde e ter salada a vontade estimula a alimentação saudável. Enche os olhos de quem gostaria de tê-la mas, pela correria, não consegue pensar muito nisso.
Também inovou com o atendimento via msn... Quer coisa melhor que estar na hora do trabalho, lá pelas 11h, e receber o cardápio do dia? É, ela entendeu mesmo nossos anseios de consumidor.
Essas são atitudes de quem pensa com carinho nos seus clientes. Pensando assim, o lucro é inevitável e o melhor: as amizades aumentam com os clientes satisfeitos. Não é a toa que, como percebi esta semana, eles disputam a atenção dela quando estão por ali.
Não satisfeita com o bom atendimento durante as refeições, ela pensou que seria legal que eles também possam permanecer por ali durante o período da tarde.
Ela trabalharia mais, porém estaria com os clientes até o final do dia. Acreditem, isso não é para qualquer empresário.
Muitos, por incrível que pareça, já não suportam estarem ali "presos" ao negócio por meio período, quem dirá criar outros serviços e aumentar o horário de atendimento do seu empreendimento.
Gostar de trabalhar, já deu para notar que ela gosta e isso é fundamental para quem quer ver o negócio decolando.
Bem, nem preciso dizer que são os olhos do dono que engordam o gado, né?! Este é o perfil dos novos empresários: inovadores e dedicados... Com tanta concorrência atualmente, ou você inova ou seus clientes irão "enjoar" de você. No mínimo, você perderá a chance de aumentar os lucros sem ter que dobrar o serviço.
Quentinha: Aproveite o material humano e os produtos que você já dispõe para implementar, melhorar o atendimento e a condição salarial de seus funcionários. Assim, todos ficam satisfeitos e o seu lucro aumenta.
Não contente com a abertura do Ilha Grill Lanches, criou também um cartão fidelidade! Os clientes, ali, são os vetores de seu negócio. Pensando em agradá-los e tornar cada vez mais interessante o consumo ali, ela oferece opções de combos que dão sobremesas de brinde ao completá-lo (ver imagem).
Além disso, com os brindes que este cartão proporciona, ela incentiva o consumo de outros itens do cardápio. Uma ótima maneira de fazer os clientes variarem no pedido e, consequentemente, aumentarem o mesmo.
Claro, que quando falo o feitiço conto quem é o feiticeiro! Sorte de quem trabalha por ali e pode ter alguém pensando na alimentação deles...
O restaurante e lanchonete Ilha Grill está localizado na av. José Alexandre Buaiz, ed. Master Tower, Enseada do Suá, Vitória - ES.
Espero que isto sirva de dica para quem quer inovar em seu negócio ou abrir um, neste ramo alimentício!
Espero que isto sirva de dica para quem quer inovar em seu negócio ou abrir um, neste ramo alimentício!
Até a próxima!
Flávia Lommez
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