quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Curso de azeites, receitas do Chef e uma saborosa degustação, em Vitória



Não pudíamos deixar de compartilhar todo o sucesso do evento Curso e Degustação de Azeites, uma parceria do blog das Éfis com o portal Companhia do Azeite, e o apoio do maravilhoso espaço gourmet Vila dos Chefs que abriu suas portas para o show dos competentes profissionais da gastronomia: um dos melhores especialistas de azeite no Brasil, Paulo Freitas, e o nosso querido e competente Chef João Delpupo.

Para que tenham um pouco do que aprendemos nesta noite de aprendizagens e sensações, seguem algumas contribuições dadas por Paulo Freitas. Mas antes, algumas fotos do evento...







Como degustar e escolher? Não leve em conta a aparência, muito menos o grau de acidez. Para degustar um azeite extra virgem o mais importante é sentir o aroma, sabor e sensação na garganta.

Aroma. "Sentiu cheiro de pizzaria ou de campo?", pergunta Paulo aos alunos. Segundo ele, se você sentir cheiro típico de pizzaria, ele é ruim, apresenta ranço provavelmente. Se sentir cheiro de campo, frescor, frutas, mato... está aprovado para consumo.

Sabor. Quanto mais novo o azeite mais intenso e com notas marcantes. Quando extraído de azeitonas ainda verdes apresenta sensações como picante, amargo ou frutado, sentido na garganta. Azeites de últimas safras e azeitonas maduras são mais leves, adocicados. Ótima opção para sobremesas e alimentos leves.

Uma das receitas que fez muito sucesso no evento  foi o Confit de Frango ao Molho Gorgonzola, servido pelo Chef João Delpupo. A Chef Fernanda Stoffel, do blog das Éfis, nos ensina abaixo a confitar e dá uma dica especial de molho gorgonzola para que você inclua essa maravilha no seu menu. Após unir os dois no prato a seu gosto, regue com um bom azeite!

Como confitar ?

Temperar a carne, pode ser: cordeiro, frango, pato, porco, etc.
Esfregue sal grosso na carne, tomilho fresco, louro e deixe descansar por mais ou menos 5 horas.

Retirar todo o tempero e cozinhar em fogo baixo, em azeite de oliva por mais ou menos 3 horas, desligue o fogo e conserve tampado no azeite por quantos dias quiser.

Para servir: aqueça o forno bem alto e coloque as peças da carne em uma assadeira por uns 30 min. para ficar crocante.

Molho Gorgonzola:

200 g de queijo gorgonzola
400 gr de creme de leite ou 2 caixas
1 dente de alho picado.
2 colheres de azeite.

Fritar o alho no azeite em fogo baixo, acrescentar o creme de leite o queijo gorgonzola, deixe derreter bem o queijo. Sirva.

Após todas essas delícias, foi servido sorvete, com calda de chocolate feito e finalizado com azeite Mouchão... hummm... uma delícia!

Até a próxima e quem sabe com um curso na sua cidade!

Flávia Lommez



Nenhum comentário:

Postar um comentário