quinta-feira, 16 de maio de 2013

Azeite: o óleo da vida!


Os azeites são elementos básicos e, ao mesmo tempo, sofisticados na alta gastronomia. Presente em inúmeras variedades de receitas, o óleo de oliva representa uma opção de vida saudável em todas as culturas adeptas. E, não é por menos, este ingrediente nos oferece muito mais do que o aroma e o sabor que dá aos alimentos. Ele é bom para a vida!

Segundo diversas pesquisas, o azeite reduz o nível do colesterol prejudicial no sangue e melhora a digestão das gorduras no intestino. Populações que usam o azeite como a gordura principal, utilizada nos pratos habituais, apresentam menor incidência de doenças cardiovasculares. A produção de olivas também colabora com as notícias positivas sobre o consumo de azeite, no âmbito da sustentabilidade. Elas contribuem para diminuição da desertificação das terras produtivas da costa mediterrânea.

A utilização do azeite de oliva na cocção de alimentos deve-se ao fato de que este óleo é mais resistente às altas temperaturas e tem o “ponto de fumaça” mais alto, como dizem os especialistas. Ele queima os alimentos somente acima de 220° de temperatura. Enquanto o limite da maioria dos tipos de óleos é 180°, que degrada mais rapidamente as propriedades de ambos (óleo e alimento). Por esses e outros motivos, leve o sabor apurado e a leveza dos Azeites Gourmets para sua cozinha e se alimente com saúde!

Quentinha. As Éfis estão com um novo parceiro! O maior portal de azeites gourmets de Portugal no Brasil: Companhia do Azeite! Acesse e conheça os melhores azeites extravirgens de Portugal!


Saudações Gastronômicas,

Flávia Lommez

Nenhum comentário:

Postar um comentário