terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hambúrguer de Soja: os pequenos adoram!

Ontem a TV Capixaba (Rede Band) fez uma matéria conosco sobre alimentação para as crianças. 

Eles queriam uma receita gostosa e saudável para fazer com as nossas Chef's Mirins Maria Júlia e Camila. Então, pensei em algo bem atraente, mas uma boa opção para crianças acima do peso: hambúrguer de soja.

Carne de Hambúrguer Light

Ingredientes
1 xícara de carne de soja;
1 xícara de carne moída;
água ou caldo de carne (clique e veja como fazer);
2 colheres (de sopa) de cebola ralada;
1 colher ( de sopa)  pimentão vermelho bem picadinho;
1 ovo;
2 colheres (de sopa) de cenoura ralada;
1 colher (de sopa) de trigo;
1 colher (de sopa)de alho poró ou cebolinha;
1 pitada de sal.

Preparo
O primeiro passo é hidratar a carne de soja. 1 xícara de soja para 2 xícaras de água (ou caldo de carne), por 15 min submersa. Depois de hidratada, esprema (o mesmo processo do triguilho).

Feito isso, coloque a carne de soja em um recipiente grande e misture com a carne moída. No recipiente em que estão as carnes, coloque a cebola, a cebolinha, a cenoura, o pimentão picado e o sal, mexa bem.

Após temperar, coloque o ovo e mexa, depois acrescente o trigo em pequena quantidade (ele serve apenas para juntar a massa, dar liga). Faça os hambúrgueres e frite-os na frigideira com um fio de azeite.

Quentinha. Se quiser uma opção mais saudável, unte um tabuleiro e coloque os hambúrgueres. Leve ao forno médio durante 15 minutos com papel laminado, depois mais 10 minutos sem o papel.



Hambúrguer

Ingredientes
1 xícara de molho de tomate fresco;
6 Paes de hambúrguer;
6 folhas de alface;
6 fatias queijo mussarela;
6 fatias de presunto light;
1 espiga de milho cozido de debulhado;
6 rodelas te tomate;
cenoura ralada à vontade.

Preparo
Abra os pães, coloque a carne e deixe a criatividade das crianças nos ingredientes. Matenha ao alcance o molho de tomate, o queijo, o presunto, a alface, o tomate, a cenoura e o milho. Incentive-a a colocar todos os ingredientes, mas nunca force ou faça ameaças, coações ou trocas. Elas vão adorar a brincadeira!

Mas, para não ser tão radical e, lembrando que crianças estão em fase de crescimento, usei meio a meio, meio de carne e meio de soja.

Quentinha. Se a criança não gostar de carne, ou estiver acima do peso, faça só a carne toda de soja, torna o hamburger menos calórico e de mais fácil digestão. O sabor muda um pouco, fica mais parecido com frango, mas garanto: fica uma delícia também!



Foi bem divertido, nossas chef's mirins, umas fofas, toda hora olhavam pra mim e perguntavam ”tia já posso comer?”. O que dá uma certa satisfação para mim, a cozinheira, pois as mamães de plantão sabem o quanto é difícil fazer as crianças comerem verduras e legumes.

Minha sócia morreu de rir das pequenas travessas, fez cada fotos lindas (veja o vídeo)... Também, duas bonecas, não era pra menos... Além de lindas crianças, aprenderam com o Cook Kids a comer de tudo.

Fica a dica!

Um super beijo!

Fernanda Stoffel

Nenhum comentário:

Postar um comentário